TCC
TCC
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é definida como uma psicoterapia baseada no Modelo Cognitivo, onde a maneira que as pessoas interpretam as situações, está mais relacionada com a reação delas (emocional, comportamental e fisiológica) do que a situação em si.
Quando passamos por qualquer situação, temos pensamentos sobre ela, chamados de Pensamentos Automáticos. Esses pensamentos são involuntários, rápidos e muitas vezes não nos damos conta deles. Eles podem vir em formas de frases como “não vou conseguir fazer isso” ou imagens como imaginar as pessoas da sala rindo da sua cara. São justamente esses pensamentos, que causam na gente, nossas Reações.
Quando as pessoas estão com dificuldades psicológicas, elas frequentemente não veem as situações claramente. Assim, acabam tendo pensamentos automáticos DISFUNCIONAIS. Com Pensamentos Disfuncionais, as reações serão sempre, também, Disfuncionais. Causando sofrimento emocional, comportamentos que mantêm ou pioram o problema e prejuízos em uma, ou várias áreas da vida (Profissional, Pessoal e Social)
Normalmente, não estamos acostumados a identificar nossos pensamentos. Quando percebemos que algo está acontecendo, nós percebemos mudanças em nosso humor, em nosso corpo (reações fisiológicas) e comportamento.
Na TCC, o cliente é auxiliado a identificar os pensamentos que aparecem na sua mente antes das suas reações, avaliar eles e responde-los de maneira mais funcional, e assim, ter reações mais funcionais e saudáveis.
A TCC se permite, além de técnicas cognitivas, utilizar técnicas psicoterápicas de várias outras modalidades que possam ajudar o cliente no seu modelo cognitivo. Alguns exemplos são técnicas do psicodrama como roleplay e dramatizações, e da análise do comportamento como os experimentos comportamentais.
No combate aos transtornos, a TCC se mostrou eficaz, através de inúmeras pesquisas, no combate à depressão, ansiedade generalizada, ansiedade social, transtorno de pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático, abuso de substâncias, transtornos alimentares, problemas relacionais de casal e família, e muitas outras dificuldades.
Juntamente com medicação, há pesquisas que demonstram que a TCC ajuda também clientes com esquizofrenia e bipolaridade.
Apesar da TCC não conseguir curar doenças como câncer e outras doenças de origem biológicas, ela pode ajudar o cliente enfermo tornar a sua vida menos sofrida e com mais qualidade.
Um objetivo comum da TCC é que o cliente aprenda em terapia a lidar com suas dificuldades e pensamentos disfuncionais e leve isso para vida após o tratamento. Se tornando assim seu próprio terapeuta.
Psicóloga Juliana Lapolli
Atendimento Online e Presencial com TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) e DBT (Terapia Comportamental Dialética).